As emoções são o estado mental instintivo natural criado internamente como uma reação às suas circunstâncias, derivadas do seu humor ou surgem com base nas interações nos relacionamentos com amigos, familiares ou estranhos. Estes são sentimentos e diferentes da lógica, pensamento ou conhecimento. As emoções são mensageiros para o seu sistema nervoso sobre como reagir a uma situação. As emoções podem desencadear uma resposta de luta ou fuga e energizá-lo para agir ou fugir da circunstância.
Como posso me treinar para controlar minhas emoções?
A experiência humana é uma combinação de consciência, pensamentos, emoções e ego. As emoções surgem devido a muitas coisas. As emoções podem surgir porque seus limites foram violados, seus sentimentos foram feridos, uma resposta de luta para se defender ou crenças e uma resposta de fuga pode ser ativada devido ao medo. As emoções são a interpretação do ambiente, palavras, ações ou circunstâncias em que você se encontra.
As emoções também podem ser criadas internamente devido aos pensamentos. Pensar é o processo ativo de tentar resolver um problema ou tomar uma decisão, esse processo pode causar sentimentos. Os pensamentos que surgem por conta própria podem vir da ansiedade, do subconsciente ou da mente processando o ambiente.
Quanto mais consciente você puder ficar no momento presente, menos emoções surgirão devido a reações aos pensamentos. A maioria dos pensamentos são repetições do passado usando memórias que podem ser conectadas às emoções. Eles servem de pouco ou nenhum propósito depois que os eventos passados são processos e as lições são aprendidas. Pare de repetir memórias negativas do passado, pare de falar sobre elas e mude o canal para eventos passados positivos que pelo menos criem emoções positivas. A emoção da ansiedade é criada principalmente pela imaginação de um futuro negativo sem evidências.
A maioria das emoções negativas surge através da viagem mental no tempo para o passado ou futuro e vivenciando memórias ruins novamente ou imaginando experiências ruins que nunca aconteceram. Pare de fazer isso e você dominará essas emoções auto infligidas por não as ter. Na maioria das vezes, não é difícil lidar com suas emoções atuais se você puder direcionar todo o seu foco para a consciência do momento presente. Gerenciar apenas sua situação atual é mais fácil quando a preocupação e a imaginação negativa não estão presentes. Domine sua mente com foco no agora para controlar melhor seus impulsos emocionais.
O que significa dominar suas emoções?
Dominar suas emoções não significa não as ter, significa estar ciente delas à medida que surgem e manter a capacidade de pensar com clareza e tomar as decisões certas. As emoções são mensageiras que tentam protegê-lo do perigo ou alertá-lo sobre as oportunidades. Existem emoções energizantes e desenergizantes que servem para ajudá-lo ou protegê-lo. A chave para o domínio emocional é ficar atento a como você se sente e ouvir o que suas emoções estão tentando lhe dizer fisiologicamente.
Você deve criar um espaço entre as emoções e suas ações com base em como se sente. As emoções devem ser mensageiros se comunicando com você, não seus mestres controlando seu comportamento. Alguém que dominou suas emoções terá pensamentos sobre suas emoções.
Aqui está um exemplo.
“Estou com raiva, fiquei com raiva quando ele não apareceu na hora.”
“Ser pontual é importante para mim, pois sinto que estou sendo desrespeitado quando alguém se atrasa para uma reunião.” “Isso me faz sentir que eles não valorizam meu tempo e não se importam em desperdiçá-lo.”
“No entanto, ele provavelmente não acha que é grande coisa do ponto de vista dele e pode ter tido problemas com o trânsito.”
“Eu não acho que seria construtivo trazer isso à tona desta vez, então estou decidindo apenas seguir em frente com a reunião.”
Se você pode sentir emoções, identificá-las em tempo real mantendo-se atento e decidir o que deseja fazer com elas por meio do raciocínio, então você dominou essa emoção.
Existem pelo menos 27 tipos diferentes de emoções: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, raiva, ansiedade, espanto, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, transe, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, alívio, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual e surpresa. [1]
Conhecer todos os diferentes tipos de emoções é metade da batalha, e dominá-las por meio da atenção plena em tempo real é a outra metade.
Quais são os 5 elementos da inteligência emocional?
A inteligência emocional é ser inteligente o suficiente para identificar, entender e gerenciar emoções. Essa habilidade mostra que você é inteligente em relação aos sentimentos e pode reconhecê-los à medida que surgem, interpretar seu significado e regular suas emoções. Ser emocionalmente inteligente também significa que você pode ver as emoções surgirem nos outros. O QE é diferente do QI e muitas das pessoas mais inteligentes não têm consciência de seus próprios sentimentos ou de como eles afetam as emoções dos outros.[2]
Aqui estão o que determinam a inteligência emocional.
1. Motivação interna
Pessoas com QE alto são motivadas mais por seus próprios objetivos internos, paixões e motivações do que por coisas externas. Pessoas com um QE alto têm uma forte bússola interna e não são facilmente manipuladas. Eles não sucumbem à pressão dos colegas e não são movidos pela ganância por coisas materiais ou poder. Eles gostam de atividades intelectuais e encontram satisfação em alcançar seus próprios objetivos. Eles têm fortes princípios internos e morais, então geralmente são bem-sucedidos na vida.
2. Auto-regulação
A autorregulação significa que você dominou suas emoções por estar ciente delas e gerenciá-las adequadamente. As reações emocionais são controladas e não descontrolam seu comportamento.
3. Autoconsciência
A autoconsciência é estar ciente de como suas emoções o afetam e do impacto que elas têm sobre outras pessoas quando você as expressa.
4. Empatia
A empatia permite que você identifique o provável estado emocional dos outros e aja de maneira apropriada em relação a eles com base em como eles se sentem. É a capacidade de considerar os sentimentos dos outros em suas decisões.
5. Consciência social.
A inteligência emocional o torna consciente de como você pode interagir, trabalhar ou gerenciar pessoas com base em seus próprios sentimentos e emoções. EQ pode torná-lo socialmente inteligente ao interagir com outras pessoas.
Quanto maior for sua inteligência emocional, maiores serão suas chances de sucesso na vida.
How To Master Your Emotions (Emotional Intelligence) – New Trader U – Por Steve Burns – 2 de novembro de 2022