Introdução
Mesmo desde os tempos bíblicos, antes do advento do capitalismo em grande escala e do grande governo, as pessoas entendiam que os presentes eram dados aos ricos e os impostos cobrados dos pobres. Riqueza e poder geram mais do mesmo, e as pessoas na pobreza ficam presas em uma espiral negativa.
“Os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres” é um aforismo criado pelo poeta Percy Bysshe Shelley. Ele descreve o ciclo de feedback positivo e o ciclo de feedback negativo que os ricos e os pobres experimentam na maioria das vezes. É um fenômeno natural que as pessoas enfrentam no mundo real. Há muitas maneiras de quebrar o ciclo em uma economia de livre mercado por meio da educação e da livre iniciativa.
As Cinco Leis do Ouro do livro best-seller O Homem Mais Rico da Babilônia é uma excelente estrutura para explicar por que os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres. Vamos explorar os princípios que causam isso de cada vez.
As cinco leis do ouro
A Primeira Lei do Ouro: O ouro vem alegremente e em quantidade crescente para qualquer homem que gaste pelo menos um décimo de seus ganhos para criar um patrimônio para seu futuro e o de sua família.
Poupar é o começo da construção de riqueza. Os ricos ficam mais ricos aumentando seu capital à medida que seus ativos aumentam de valor. Os pobres ficam mais pobres à medida que os salários que recebem diminuem o poder de compra ao longo do tempo devido à inflação, e não conseguem economizar dinheiro extra para transformar em capital de investimento devido ao seu custo de vida.
O caminho para deixar de ser pobre é aumentar os salários a um nível superior às despesas para criar espaço para poupança. Uma vez que as poupanças tenham crescido, elas devem ser convertidas em investimentos e ativos para aumentar a riqueza. Salário baixo e alto custo de vida levam as pessoas a serem pobres. Mesmo os que tem renda alta se gastam tudo o que ganham estão tecnicamente falidos, pois têm pouco ou nenhum patrimônio líquido e dívidas crescentes.
A Segunda Lei do Ouro: O ouro trabalha diligentemente e com satisfação para o proprietário sábio que encontra para ele um emprego lucrativo, multiplicando-se como os rebanhos do campo.
A poupança pode crescer e aumentar a riqueza. Os ricos ficam mais ricos por meio do crescimento composto de seus investimentos. Eles podem possuir ações, fundos mútuos, imóveis, empresas e ativos de fluxo de caixa. Os ricos colocam seu dinheiro para trabalhar para torná-los mais ricos por meio de ganhos de capital e fluxo de caixa.
O único fluxo de caixa dos pobres é vender seu tempo e trabalho por um contracheque. Eles não podem aproveitar seu tempo; seus empregos, carreiras e capacidade de trabalho podem estar depreciando ativos. Os pobres ficam mais pobres quando recebem menos, pois a tecnologia ou a concorrência diminuem seu valor na força de trabalho. Ter uma carreira móvel ascendente que aumenta a renda pode ajudar com isso.
A Terceira Lei do Ouro: O ouro se apega à proteção do proprietário cauteloso que o investe sob o conselho de homens sábios em seu manuseio.
Seja paciente e tenha uma visão de longo prazo. Os ricos contam com consultores profissionais para administrar sua riqueza, a fim de otimizar o retorno do capital e minimizar os impostos. Os ricos sabem como administrar o dinheiro ou contratar a pessoa certa para fazê-lo se eles se concentrarem em seus negócios ou em uma carreira de alta renda. Os ricos jogam o jogo do dinheiro a longo prazo, procurando crescimento ao longo do tempo.
Os pobres muitas vezes ouvem os conselhos de seus amigos e familiares que não entendem como o dinheiro funciona. Nunca aceite conselhos financeiros de uma pessoa falida. Os pobres seriam sábios em observar os exemplos de pessoas que são boas com finanças pessoais e investimentos e seguir o que eles fazem para obter lições reais. Modele pessoas financeiramente bem-sucedidas em vez de fazer o que as pessoas falidas fazem.
A Quarta Lei do Ouro: O ouro foge do homem que o investe em negócios ou propósitos com os quais ele não está familiarizado ou não é aprovado por aqueles hábeis em sua manutenção.
Invista no que você conhece e entende. Não invista em esquemas que investidores experientes não recomendariam. “Vem fácil, vai fácil” é uma fórmula para ficar sem dinheiro.
A Quinta Lei do Ouro: O ouro foge do homem que o forçaria a ganhos impossíveis, segue o conselho sedutor de trapaceiros e conspiradores, ou confia nele à sua inexperiência e desejos românticos de investimento.
Evite estratégias de enriquecimento rápido ou muito agressivas de criação de riqueza. Os pobres muitas vezes caem na armadilha de tentar enriquecer rapidamente por meio de jogos de azar ou se apaixonar por golpistas, fazendo com que percam até o pouco dinheiro que têm. Não existem gerentes de contas para comerciantes de varejo nas mídias sociais; apenas analistas certificados podem investir o dinheiro de outras pessoas. As pessoas chegam tarde às bolhas especulativas como Bitcoin, criptomoedas e NFTs, e os retardatários (atrasados) perdem dinheiro.
A maioria dos negociantes de ações baratas nas mídias sociais está operando golpes de bombar e se livrar. Os melhores traders e investidores da história obtiveram retornos de aproximadamente 20% ao ano em média; essa é a realidade; promessas de mais são uma farsa. Retornos garantidos com risco zero é sempre uma farsa. Existem negociações e investimentos reais que geram dinheiro para as pessoas, mas nenhum deles deve ser tentado sem primeiro se educar sobre como criar seu próprio sistema que tenha uma vantagem.
“Se houvesse algum dinheiro fácil por aí, ninguém o colocaria no bolso.” – Jesse Livermore
Construir riqueza é um processo de longo prazo e uma sequência completa de etapas deve ser seguida para ser rico.
“O jogo da especulação é o jogo mais uniformemente fascinante do mundo. Mas não é um jogo para o estúpido, o mentalmente preguiçoso, a pessoa de equilíbrio emocional inferior ou o aventureiro de enriquecimento rápido. Eles morrerão pobres.” – Jesse Livermore
Conclusão
As cinco leis do ouro são um atalho para entender os princípios de porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres. Embora existam outros princípios, como educação, efeitos de rede e localização geográfica, esses cinco princípios acima são as primeiras coisas a serem corrigidas para que o dinheiro flua em sua direção.
Por Steve Burns – 3 de fevereiro de 2023
“Porque a quem tem, se lhe dará, e terá em abundância; mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.”
Mateus 13:12